quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O povo haitiano está cansado/ Libertação para o Haiti!

O povo haitiano está cansado, agora é a hora!
Haiti, um povo que luta, cansado da mentira, cansado de sofrer, cansado de esperar: procura Libertação. Como o povo de Israel que sofreu e que se libertou; assim o povo haitiano, algum dia, se libertará. Essa libertação se realizará na esperança e na conscienciatização.
Repito, como já está escrito num dos meus artigos: Haiti malgré tout! (Haiti apesar de tudo), Haiti c´est l´heure! (Haiti é hora), o problema do Haiti não é outro que um problema político e social; do qual nasceram os vários conflitos que existem ali no país. A saber alguns: luta pelo poder, luta de classes, falsos haitianos (aqueles que se dizem haitianos, no fundo que não são pelo jeito), restavecs (aqueles que trabalham com o senhor branco contra o seu prório país) etc... Esta vez foi a natureza que não aguentava mais e deu um terremoto.
E agora?
Agora, estamos partindo para uma segunda história, como já escrevi num dos meus artigos. Uma segunda história começada com o terremoto do 12 de janeiro de 2010. Essa história é a reconstrução da capital, Porto Príncipe. A pergunta: vale a pena de considerar uma vez mais como capital do Haiti, Porto Príncipe? Leia estes artigos: http://dieucel.blogspot.com/2010/07/sils-ne-le-font-pas-le-fils-de-lhomme.html#links
Na verdade, o Haiti não tem uma e segunda história. São muitas histórias. Algumas:
- História de descoberta (invasões dos europeus na terra à procura de recursos e...)
- História de independência
- História de ocupação
- História de ditadura
- História de democracia (um povo à escola da democracia)
- História de destrução (o terremoto do 12 de janeiro de 2010)
- História de um recomeço (a reconstrução)
É possível fazer renascer o Haiti?
Sinceramente, sim. Basta ter uma conscienciatização nacional e internacional
Nacional: uma reconciliação nacional, união nos projetos do país ect... Terminar com: couper tête brûler les maisons (cortar cabeça e queimar casas), vle pa vle fók li ale...(queira ou não queira, o presidente deve deixar o país); senão, o Haiti resterá o mesmo ou pior.
Internacional: uma conscienciatização, dizendo, basta! Depois de tudo, chega a hora de libertar o Haiti! Não só dar por dar, mas dar para produzir. “O importante não é dar o peixe, mas ensinar a pescar”. Senão, o povo vai ficar sempre dependendo.
As eleições de 2010 se aproximam, é hora de “promessas”. Vou fazer isto, vou fazer aquilo (os candidatos para consiguirem o poder). O povo, apesar de estar cansado da mentira, vai votar. Quando esse povo vai ser um povo? Quem é culpado? Será que Deus esqueceu do povo haitiano? É o preço a pagar por ser o primeiro povo independente do mundo? O problema é no povo haitiano? Enfim...
Patrik Poivre d´Arvor, como Embaixador do UNICEF, se atreve a escrever no Figaro de 15 de janeiro: « c’est un des peuples…les plus maudits par l’histoire. Mais il n’est pas responsable de cette histoire là. Le peuple français non plus ». A tradução literal seria o seguinte: o povo haitiano “É um dos povos mais... os mais amaldiçoados pela história. Mas não é responsável (o povo) dessa história lá. O povo françês também não é responsável”.
Povo haitiano continue a luta com muita esperança e força. A gente espera essa libertação. É sempre na luta que chega a libertação; não podemos parar; se pararmos, não vamos conseguir.


 Pierre Dieucel

Um comentário:

  1. O Haiti precisa de um terremoto que parta do povo. O povo precisa ser esclarecido para tomar decisões conjuntas que os favoreçam. É preciso plantar um sentimento de união, para que esses nossos irmão possam sentir o fenômeno do "empoderamento", ou seja, do povo fortalecido e que vencerão unidos. É preciso enfrentar esse governo que massacra e escolher novas possibilidades. Esses nossos irmão precisam saber que possuem valor político. Lutar é preciso irmãos, mesmo que a vitória seja incerta. Vamos à luta e juntos libetaremos esse povo.
    Ass: "madresita", 12/12/2010, sp 18h10

    ResponderExcluir

Por que não deixar um comentário?