segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O nome de um “craque” nas eleições de 2010 à Presidência!

O nome de um “craque” nas eleições de 2010 à Presidência!

    Esse aí é um craque! Senhor "X" é um craque! Craque: qualquer profissional hábil em sua área de trabalho. Na área esportista, "craque" é um cara habilidoso. Podemos observar no dia a dia, essa palavra "craque" é muito mais usada na área esportista. Assim, quem fala ou ouve falando de "craque", pensa automaticamente em football. Esta vez queremos usar esse termo “craque” em outro assunto que não tem nada a ver com “esporte”. Quem é esse craque?
Aquele craque acabou de receber um cartão vermelho, é expulso e está suspenso. Talvez retorne aos gramado depois de 5 anos.
O leitor, agora, quer saber quem é esse craque. É mesmo? Você se lembra aquele “craque na Copa de 2006, acompanhado a cantora colombiana Shakira na Alemanhã, convocados para a abertura! Se lembra? Claro, é Wyclef Jean.
  Wyclef Jean, um cantor, um compositor, um músico, um rapper...Internacionalmente conhecido. Agora, ele é um político na atualidade local como internacional. Ele acabou de receber esse cartão vermelho.
    Wyclef Jean deixou o Haiti, seu país, aos 9 anos de idade para fixar-se nos Estados Unidos. Ali, fez grandes sucessos na sua carreira musical; assim, se tournou um “ídolo”. Nos últimos anos, voltou para o Haiti, fundou “yélé Haiti”. Além dessa fundação, é dono de um canal de televisão a serviço da sociedade haitiana e também é Embaixador da Boa Vontade da ONU no Haiti desde 2007. Seu trabalho faz com que o povo acabe se aproximando dele e vendo nele “o homem de sua confiança” para as eleições de 2010 à Presidência. Será que a intenção do “craque”, era tornar-se presidente do Haiti ou ajudar o povo haitiano, que agora, precisa “libertação na sua luta”?
   Ao final, assumindo as causas do Haiti para a sua libertação, se desafiou. Infelizmente, recebeu um cartão vermelho pelo CEP (Conselho Eleitoral Provisório) do Haiti e, está fora do jogo. A Lei eleitoral haitiana requer que os candidatos tenham cinco (5) anos consecutivos de residência no Haiti, além de outras exigências.  Então, ele se candidatou e foi rejeitado pelo CEP.
   Wyclef Jean vai continuar na cena política deixando a sua carreira musical? Ou fará os dois? Qual será o futuro desse craque haitiano tanto na múcica como na política?
O craque Wyclef talvez retorne aos gramados em 2016 ou 2017.


Considerações finais:
Wyclef Jean, um jogador haitiano
O CEP (Conselho Eleitoral Provisório) do Haiti, o juiz do jogo
Finalmente, Wyclef Jean recebeu cartão vermelho e acabou saindo do jogo e está suspenso por 5 anos.
O povo haitiano, os torcedores (insatisfeitos)
Observações aos leitores: usamos o termo “craque” no sentido: homem do povo, homem amado, famoso, homem popular, ídolo etc...

Autor: Pierre Dieucel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que não deixar um comentário?